sábado, 20 de agosto de 2011

Especialista diz que casos como o de Sócrates costumam ser graves


socrates ex-jogador (Foto: Agência  /  O Globo)
 
Sócrates está internado desde sexta em um
hospital de São Paulo (Foto: Agência / O Globo)
O ex-jogador Sócrates está internado desde quinta-feira na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein, no bairro do Morumbi, em São Paulo. Ele teve uma hemorragia digestiva alta causada por uma hipertensão portal. Este tipo de problema, segundo o médico ouvido pelo GLOBOESPORTE.COM, Alexandre Resende, costuma ser grave.
Gastroentereologista e especialista em transplantes de fígado, ele disse que o tratamento mais comum neste tipo de situação é através de uma endoscopia.
- É um caso grave. Esta hemorragia digestiva é causada por uma hipertensão na artéria porta (que leva sangue do intestino para o fígado). Quando se está com um problema no fígado, ele endurece e o sangue tem dificuldade para passar. Com isto, ele se desvia. O mais comum é que seja por uma varize do esôfago, mas não sei afirmar sobre o caso específico do Sócrates. Normalmente se faz uma endoscopia para tentar ligar as varizes.
Alexandre Resende disse que é difícil estabelecer um prazo de recuperação para um paciente com este problema como o de Sócrates. Ele afirmou que o mais importante será monitorar o funcionamento do fígado do ex-atleta.
- A recuperação do paciente está diretamente ligada a como está o funcionamento do fígado. Não é possível viver se ele não funcionar direito. Só através de exames que é possível saber se a recuperação vai existir.
Neste sábado, Sócrates recebeu a visita do político Eduardo Suplicy (PT/SP). Ele disse que o ex-jogador está consciente, mas bastante abatido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário