sábado, 1 de outubro de 2011

História da bolsa de valores

História da bolsa de valores

Você conhece a importância que as bolsas de valores tem no nosso mundo globalizado, mas você sabe a história de como elas surgiram? Hoje contaremos a história de como surgiram as bolsas de valores.
Segundo historiadores, as bolsa de valores têm origem na Grécia Antiga e na Roma Antiga, onde os comerciantes reuniam-se no centro das cidades para negociar.


Mais tarde, em 1487 na cidade de Bugres (na atual Bélgica) surgiu a primeira bolsa de valores mais “formal”, onde havia uma estrutura onde os comerciantes realizavam os negócios com mercadorias.
Em 1602 surgiu a primeira bolsa de valores com negociações de ações, na cidade de Amsterdã (atual Alemanha). Nesta época ocorriam negociações e após elas, eram entregues comprovantes em papel dos ativos negociados.
A primeira companhia que negociou as ações no mercado de capitais foi a Companhia das Índias Orientais Holandesas, que possuía o monopólio em especiarias.
Na década de 1690 iniciaram as negociações da atual Bolsa de Valores de Londres (London Stock Exchange) e somente no século XVIII foram criadas as bolsas de Paris e Nova York. A partir desta época as bolsas de valores tornaram-se muito importantes para as empresas aumentarem o seu capital e oferecer aos seus investidores participação nos lucros das empresas.
Assim surgiram as negociações com ações que se espalharam pelo mundo, como na Austrália, Alemanha, EUA, França, China, Portugal, Espanha, Brasil e outros países.
A bolsa de valores de Nova York também conhecida como NYSE é a mais conhecida sendo hoje considerada por muitos como a mais importante do mundo.
A bolsa de Nova York foi criada em 1792 onde 24 agentes financeiros se reuniram e definiram as normas para as operações que seriam realizadas.
A partir de 1878 as operações contaram com o auxilio dos telefones que facilitaram as operações.
Em 1929 ocorre o crash da bolsa de Nova York (que se propagou mundo afora) onde a bolsa marcou uma seqüência diária de perdas e somente após vários anos conseguiu recuperá-los.
Por ser a bolsa da maior potência da economia mundial as negociações realizadas na NYSE influenciam as bolsas de valores de outros países como aqui no Brasil.
Com a crise que ocorre podemos perceber como estas bolsas estrangeiras influenciam umas as outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário