Como gerenciar sua presença pessoal em redes sociais
Muitas pessoas me perguntam como eu lido com todas as redes sociais existentes no meu MeAdiciona, a verdade é que eu uso poucas dessas redes diariamente e não recomendo que você saia criando perfis em redes sociais loucamente. Se você está satisfeito com sua presença em redes sociais pode terminar o texto aqui, a idéia não é impor ou criar regras, mas compartilhar experiências que deram certo.
Se a sua presença digital é muito importante talvez valha a pena criar alguns perfis para reservar seu nome de usuário. Uma ferramenta interessante para fazer isso é o Knowem que permite verificar 550 redes sociais para saber se o seu nickname está disponível, eles inclusive possuem planos pagos onde você pode deixar o cadastro em diversas redes na mão deles.
Para quem trabalha como analista de mídias sociais é mais importante você dominar as principais ferramentas do mercado do que conhecer um absurdo de ferramentas, exceto se você trabalha com planejamento, nesse caso conhecer as principais ferramentas segmentadas pode te ajudar a definir qual é a melhor presença para o seu cliente. Recentemente fiz uma pesquisa sobre as principais redes sociais no Brasil e as organizei em segmentos, você pode ler o artigo com análise dessa pesquisa aqui: Caiu nas Redes é...
Mas para o cidadão comum o ideal é usar apenas as redes que vão gerar valor no seu dia-a-dia. Por exemplo, se você trabalha com textos (redator, jornalista, escritor, etc.) ter um blog é muito importante, é um canal onde você pode montar um portfólio interessante para sua vida profissional. Basicamente costumo dividir as redes em 2 grandes segmentos para o uso pessoal: relacionamento e conteúdo.
Basicamente toda profissão pode se beneficiar de um bom networking, manter contatos com antigos amigos sempre pode render um bom parceiro para beber e relembrar o passado ou até para uma indicação em uma empresa que esteja precisando de sua especialidade. Algumas redes sociais onde o relacionamento é o principal benefício são:
Linkedin - Principal rede de relacionamentos profissionais, costumo aceitar todo mundo que tenha um perfil minimamente interessante, eu sei que a recomendação do próprio site é aceitar apenas pessoas conhecidas, porém já recebi muitos orçamentos de jobs, convites para eventos e outras atividade profissionais aceitando desconhecidos, e isso meio que se tornou uma prática velada do site, não saio adicionando pessoas que não conheço, espero que elas me adicionem, só tomo a iniciativa quando já conheço a pessoa. Porém não faço recomendações para desconhecidos ou amigos sem relação profissional, apenas quando já efetivamente trabalhamos juntos.
Facebook - Principal rede de relacionamentos pessoais, devido a um dispositivo de segurança do Facebook que pode te aplicar um teste, quando você acessa sua conta de outro país ou em uma localidade muito distante de onde você mora, eu adiciono apenas pessoas conhecidas. O teste do Facebook consiste em indicar quem são as pessoas em alguns avatares aleatórios que ele seleciona, então se você adiciona desconhecidos corre o risco de ter sua conta bloqueada, e você que não coloca uma foto real no Facebook pode prejudicar indiretamente um amigo que seja submetido a esse teste.
Orkut - De acordo com as metodologias de pesquisa em que eu confio mais o Orkut ainda é a rede social mais acessada do país, porém não acredito que ele vá sobreviver muito tempo, principalmente com os games para Facebook bombando e as promoções de empresas no Facebook pipocando, o fator diversão vai levar muita gente e os que sobrarem vão acabar migrando porque os amigos foram embora. Se você já está lá continue, essa migração não vai ocorrer da noite para o dia, mas não faz muito sentido entrar no Orkut agora.
Google+ - Um novo projeto do Google buscando uma presença mais marcante (o Orkut só e grande no Brasil, no resto do mundo a liderança do Facebook já está consolidada), promete muitas novidades e já tem um dos melhores chats de vídeo entre as redes sociais, permite organizar seus amigos de forma que as informações sejam compartilhadas apenas com alguns círculos de amigos. Considerando a energia que o Google tem investido na ferramenta recentemente acho que vale a pena investir um pouco do seu tempo por aí.
Foursquare - Além de saber onde seus amigos estão você pode compartilhar dicas sobre os locais que frequenta e ter sempre uma boa recomendação de restaurante, bares ou serviços gerais.
Last.fm - Diga-me o que ouças que eu te direi quem és, ok, eu não acredito muito nisso, mas é sempre uma conversa divertida discutir preferências musicais com quem tem um gosto parecido com o seu e o Last.fm permite fazer essa comparação entre seus amigos e de quebra te indica novas bandas e cantores parecidos com os que você ouve.
Seu conteúdo na rede pode funcionar como portfólio ou como ferramenta de reputação, através do conteúdo que você produz ou compartilha é possível conhecer melhor você e criar uma imagem profissional de você. Se ela for séria e bem qualificada tecnicamente pode te render empregos, se for divertida pode lhe render audiência que você pode converter em publicidade. As redes onde mais compartilho conteúdo são:
Twitter - Aqui eu divulgo notícias sobre minha área de atuação e recentemente tenho compartilhado alguns pensamentos e reflexões. Adicione conhecidos e pessoas que você admira, interaja com eles sempre que possível mas não fale demais, apesar do twitter ser uma ferramenta de conversação as demais pessoas te seguindo podem não ter paciência para acompanhar debates acalorados na sua timeline.
Blog e Tumblr - Tenho deixado meu blog um pouco abandonado, mas é onde publico conteúdo mais longo e mais perene, um artigo bem escrito pode receber visitas por anos, vale a pena investir suas melhores idéias aqui. O Tumblr permite uma postagem rápida e acaba te estimulando a compartilhar uma frase, uma foto, um vídeo de forma mais ágil, mas não se engane, o Tumblr aceita textos longos também, e fazendo uma pequena gambiarra com o Disqus dá para aceitar comentários também.
Flickr e Instagram - Se a fotografia é sua paixão essas redes são obrigatórias, se você não sabe onde deixar suas fotos eu recomendo essas duas redes (o Instragram também tem opção de replicar uma foto em diversas outras redes inclusive) outros apaixonados por fotografia frequentam esses espaços e podem te dar dicas, idéias e feedback.
Formspring - A moda do caderninho de perguntas passou, a do Formspring teve uma queda, mas ainda é uma ótima ferramenta para coletar perguntas e receber respostas. Boa chance de mostrar que você conhece muito de um determinado assunto.
Youtube - Se você quer ser um pequeno astro de tv é a sua chance, você pode ficar famoso se tiver uma presença marcante, ou arrancar boas risadas dos amigos. No mínimo serve para você organizar seus vídeos preferidos e compartilhar pequenas lembranças com o mundo.
Slideshare - Se você é um palestrante e professor como eu é outra rede fundamental, se você faz apresentações para a sua empresa e não tiver dados confidenciais deixe aqui também. Uma apresentação bem estruturada pode gerar tanta visibilidade quanto um post bem escrito.
Google Reader - Apesar de muita gente ter matado o pobre coitado ainda é onde eu encontro as notícias mais bacanas. Leio blogs essenciais sobre o mercado que trabalho e acompanho as notícias compartilhadas por amigos, além disso baseado nas notícias que você lê e compartilhar o Google Reader acaba lhe indicando outras notícias interessantes de blogs que provavelmente eu jamais leria se tivesse que chegar lá sozinho.
Essas são as principais redes que uso com frequência, o Twitter, o Facebook e o Linkedin eu atualizo via Hootsuite, as demais atualizo quando tenho algum conteúdo específico (textos, fotos, vídeos, apresentações), ou ainda quando recebo algum comunicado no e-mail de alguém me fazendo um comentário ou pergunta. Aliás o e-mail é um dos grandes aliados na gestão de redes sociais, deixe desligado todas as notificações de novos amigos e ligue as notificações de mensagens e comentários, assim você consegue acompanhar tudo apenas no seu e-mail.
Sobre o conteúdo a ser compartilhado eu tenho apenas uma dica: nunca diga nada que você não falaria em cima de um palco com uma palestra com todas as pessoas que você conhece atualmente e com as que você gostaria de conhecer, pois a informação nas redes sociais tem o poder de viajar por onde você nem imagina.
Você não precisa estar em todas as redes, mas em todas as redes que você estiver é preciso ter conteúdo atualizado e relevante.
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